7 de abril de 2010

O MAREANTE QUEM É, O QUE FAZ?

O MAREANTE
QUEM É, O QUE FAZ?
contato (081) 88240181





Adriano Artoni é recifense, tem 40 anos, Autónomo, é obstinado pela preservação da natureza, realizando nos finais de semana e feriados, um trabalho voluntário de educação ambiental, recolhendo lixo nas praias do litoral nordestino, orientando banhistas e turistas a preservarem o meio ambiente.
Além do Nordeste, já percorreu São Paulo, Rio de Janeiro, Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha, no exterior, esteve na Itália, França e na Suíça, onde a convite do CEBRAC (Centro Brasileiro de Integração Social) foi convidado para proferir palestra com o objetivo de arrecadar verba para uma entidade que fica em Salvador.

No seu currículo constam diversos cursos relacionados a atividade como: Salva-vidas, Primeiros Passos de Leis e Direitos Ambientais, Gestão Ambiental ISO 14001 pelo Senac., Curso de Contenção de Animais Silvestres e Peçonhentos e Manejo de Conservação de Felídeos Selvagens e Primatas, ambos pela empresa Tríade.
Ambientalista voluntário desde 1987, atualmente, é voluntário do Ibama-PE e Cipoma - Companhia de Polícia do Meio Ambiente (PE), onde realiza resgate e salvamento de animais.

Rotineiramente, realiza caminhada às 6h, na praia de Boa Viagem, em Recife, e teve oportunidade fazer salvamento em 33 pessoas com sucesso, fazendo também um trabalho voluntário de Praia Limpa, paralelo ao trabalho de limpeza das praias.

Realiza palestras sobre o preservação do meio ambiente, nas escolas das redes estadual e municipal, colégios particulares, creches, universidades e empresas.

O trabalho ambiental começou a ser reconhecido pela mídia, a partir de 2002, quando comprou com recursos próprios um pequeno barco e saiu pelos estados fazendo a limpeza das praias, Retirando em media por mês uma tonelada de lixo, atualmente realiza a tarefa, usando um baú que carrega nas costas cheio de apetrechos, entre eles: um tridente, para recolher objetos no fundo do mar, um pulsar para apanhar o que está boiando, um gancho para recolher o que encontra pela frente na areia e água, uma garrafa de água, um porta binóculo, um prancheta à prova d água, máquina fotográfica para registro do que foi recolhido. São 17 kg ao todo.
Foram recolhidos até o momento 94 sofás, além do que não foi registrado. Para captar esse material, improvisa rapel até a margem, arriscando a própria vida.
Ao final de cada coleta, reúno o material, deixando em pontos estratégicos, com mensagens educativas para despertar a consciência ecológica da população quanto aos crimes e danos ambientais.

O trabalho voluntário não tem parceira ou apoio institucional, as vestimentas que usa chamam a atenção de crianças e curiosos que lhe dão vários apelidos, o “Capitão Planeta”, “lanterna verde”, “homem que veio da lua e ficou na terra”, “super-ambientalista”, “porta-gelo”, “louco” e para muitos continua fantasiado para o carnaval.

Com esse jeito brincalhão, vai fazendo o seu trabalho e conquistando o respeito da opinião pública e da mídia, foi assim que em dezembro de 2007, foi merecedor do prêmio “Amigos da Natureza”, concedido pelo programa “Mais Você”, da apresentadora Ana Maria Braga, veiculado na Rede Globo de Televisão.
A reporte Beatriz Castro da Rede Globo Nordeste fez uma matéria dentro do programa “Viver e Preservar”, foi também um dos entrevistados no programa “Fantástico” falando sobre o lixo nas praias e rios, assim dentre outras matérias a imprensa pernambucana tem colaborado na divulgação do seu trabalho.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Trabalho muito bonito. PArabéns!! ahh depois não diz que eu não entrei no teu blog.Abraço. Shyrlainne Ibama-PE

Unknown disse...

Parabéns Adriano. Eu o conheci ontem dia 06/05/2014 quando você monitorava um ninho de tartaruga na praia de Piedade. Nesse momento você descobriu que tinha acontecido a eclosão e eu pude presenciar seu trabalho, no resgate das tartarugas. Parabéns pelo belo trabalho.

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |